"Sem lenha o fogo se apaga;e não havendo difamador, cessa a contenda".Provérbios 26.20.
Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira", a contenda acaba.Este princípio, o "Princípio da Fogueira", aplica-se também à vida espiritual.Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve?
Faltou alimentar o fogo de Deus.
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa?
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa?
O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de GRAVETOS.
1. O Graveto da Oração Orai sem cessar, dizem as Escrituras. Mateus 26.41; Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. I Tessalonicenses 5.17; Orai sem cessar Tiago 5.16. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.
2. O Graveto da Leitura Bíblica Examinai as Escrituras, disse Jesus. João 5.39; Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; Mateus 22.29; Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; Efésios 6.17. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
3. O Graveto da Convivência Cristã Não abandonei a vossa congregação, disse o apóstolo. Hebreus 10.25; não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.João 13.34-35; Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros...... Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.Romanos 12.9-17............ O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem...... Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;.......... não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;.......... alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;.......... acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;.......... abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;......... alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;.......... sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;.......... a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.
4. O Graveto do Testemunho Pessoal E sereis minhas testemunhas, disse Jesus. Atos 1.8;Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Mateus 28.19-20; Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;.......... ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Marcos 16.15-16. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura........... Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
O cristão bem informado vê a Oração, a Leitura Bíblica, a Convivência Cristã e o Testemunho Pessoal como privilégios, e não como deveres de casa.
Ele sabe que sua oração é ouvida por Deus porque Jesus Cristo morreu numa cruz em seu lugar; que muitos dedicaram suas vidas para que as Escrituras chegassem às suas mãos; que a Convivência Cristã permite-lhe realizar para Deus obras que jamais conseguiria sozinho e que o seu Testemunho Pessoal, além de salvar vidas, contribui para a sua própria edificação e fortalecimento da Igreja.
Irmão, mantenha a chama acesa.Lembre-se: Sem lenha, o fogo se apaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário