sábado, 10 de outubro de 2009

O que Fazer quando um cônjuges comete adultério

Certamente não é algo agradável de se viver, no entanto, quando isto ocorre devemos levar em consideração todas as possibilidades que fizeram com que tal ocorresse. Já vivenciei com pessoas que declararam amar seu esposo e esposa e, contudo sentirem atração por outras pessoas. Elas em si se sentem tristes por manifestarem tal sentimento, mas não conseguem impedir. Logo evidencia-se uma necessidade muito grande de ajuda. Essas pessoas estão a mercê do ataque do diabo, e nesse momento não é o ciúme e a crítica que irão ajudar. Sabemos que a natureza humana já tem essas tendências, porém, uma pessoa que é cheia do Espírito Santo certamente domina esses desejos. Mas, como é o caso de muitos, às vezes as tarefas e problemas do cotidiano nos afastam de uma comunhão mais completa com o Senhor Jesus. Isso faz com que nossa carne passe a manifestar desejos muito mais fortes, pois nosso espírito enfraquece. Então, pode ser que o motivo que tenha levado o cônjuge a traição não tenha sido falta de amor pelo outro, mas apenas fraqueza. Nesse caso eu aconselho o perdão e o auxílio da pessoa ferida para que ambos possam vencer essa situação e consolidar uma união mais profunda que a anterior.
Há também casos em que a pessoa está possuída por um espírito de prostituição. Nesse caso ela não tem muito escolha, pois o espírito põe desejos tão incontroláveis que seria impossível de qualquer pessoa se conter. Nesse caso há uma necessidade de libertação. Claro que isso já é algo que só ocorrerá com quem se distancia de Deus profundamente ou se entrega ao pecado, ou mesmo pessoas não crentes. A pessoa em si não tem controle de seu corpo, pois está possuída. Quando oramos por esse tipo de pessoa, logo se manifesta um espírito maligno o qual nós repreendemos e ele se retira. Só isto resolve o caso.
Existe também o caso em que um cônjuge trai o outro por causa de maus tratos ou atitudes inconvenientes recebidas. A pessoa se entristece profundamente e com isso o diabo passa a sugerir as coisas mais terríveis, e isso ele faz insistentemente até que a pessoa acredite e venha a ceder a desejos malignos. Note que nesse caso ambos são culpados, pois um traiu, o outro tomou atitudes inconvenientes que levaram o cônjuge a ser tentado pelo diabo a ponto de trai-lo. Nesse caso, o melhor é ambos reconhecerem que estão errados, pedirem perdão um ao outro e, acima de tudo, ao Senhor Jesus, e passarem a viver uma vida nova, mais sóbria e vigilante. É bom levar em consideração que é muito comum um cônjuge negligenciar os deveres sexuais ao outro. A Bíblia não só taxa isso como pecado, mas também diz que é um risco grande onde os dois estarão abertos ao ataque do diabo.
1Co 7: 3 O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

O terceiro caso já é mesmo provocado por comportamentos desonrosos e indecorosos por parte do outro cônjuge, onde este comete a prostituição descaradamente e sem um pingo de receio. Neste caso não somente é permitido o divórcio pela Palavra de Deus, como também é aconselhável, pois, nos dias em que vivemos cada vez mais aumentam o número de doenças sexualmente transmissíveis e isso põe em risco a vida do cônjuge desprotegido. Somente neste caso é que podemos tomar uma atitude consciente de que a Palavra não condena.
É claro que existem casos e casos, mas eu citei três que podem criar luz para responder outros e outros. Existe aquele caso em que se parece impossível de se continuar vivendo juntos. Se a atitude tomada for a de se separar, saiba que você estará sendo limitado a não contrair novo casamento com outra pessoa enquanto o antigo cônjuge for vivo. Isso certamente é um martírio! Claro que esse assunto é vasto porem lhe aconselho que você, antes de tomar qualquer atitude, possa buscar a Deus e procurar exercer fé naquele que disse não haver impossíveis para quem crer."Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" Sl 127.

Nenhum comentário:

Postar um comentário