quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sem Lenha o Fogo se acaba

"Sem lenha o fogo se apaga;e não havendo difamador, cessa a contenda".Provérbios 26.20.

Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de "por lenha na fogueira", a contenda acaba.Este princípio, o "Princípio da Fogueira", aplica-se também à vida espiritual.Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve?
Faltou alimentar o fogo de Deus.
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa?
O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de GRAVETOS.

1. O Graveto da Oração Orai sem cessar, dizem as Escrituras. Mateus 26.41; Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. I Tessalonicenses 5.17; Orai sem cessar Tiago 5.16. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.

2. O Graveto da Leitura Bíblica
Examinai as Escrituras, disse Jesus. João 5.39; Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; Mateus 22.29; Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; Efésios 6.17. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

3. O Graveto da Convivência Cristã Não abandonei a vossa congregação, disse o apóstolo. Hebreus 10.25; não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.João 13.34-35; Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros...... Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.Romanos 12.9-17............ O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem...... Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;.......... não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;.......... alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;.......... acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;.......... abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;......... alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;.......... sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;.......... a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.

4. O Graveto do Testemunho Pessoal E sereis minhas testemunhas, disse Jesus. Atos 1.8;Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Mateus 28.19-20; Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;.......... ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Marcos 16.15-16. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura........... Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

O cristão bem informado vê a Oração, a Leitura Bíblica, a Convivência Cristã e o Testemunho Pessoal como privilégios, e não como deveres de casa.
Ele sabe que sua oração é ouvida por Deus porque Jesus Cristo morreu numa cruz em seu lugar; que muitos dedicaram suas vidas para que as Escrituras chegassem às suas mãos; que a Convivência Cristã permite-lhe realizar para Deus obras que jamais conseguiria sozinho e que o seu Testemunho Pessoal, além de salvar vidas, contribui para a sua própria edificação e fortalecimento da Igreja.
Irmão, mantenha a chama acesa.Lembre-se: Sem lenha, o fogo se apaga.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O que a Biblia diz sobre o dizimo

È com certeza o tema que tem afastado os novos convertidos, a unção é maravilhosa, a pregação é boa mas na hora contribuir para a obra de Deus é um sacrificio.

Antes de começar a gastar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro. A Bíblia diz em Provérbios 3:9 “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.”
Que parte do nosso salário pertence a Deus? A Bíblia diz em Levítico 27:30 “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.”

Dar o dízimo é uma forma de aprender que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida. A Bíblia diz em Deuterenômio 14:22-23 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.”

Como era o dízimo usado em Israel? A Bíblia diz em Números 18:21 “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.”

Cristo aprovou o dízimo. A Bíblia diz em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”

Que diz Paulo sobre como o ministério do evangelho será sustentado? A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 4Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”

Em que princípio se basea a devolução do dízimo? A Bíblia diz em Salmos 24:1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”

De donde vêm as riquezas? A Bíblia diz em Deuterenômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”

Além do dízimo que mais devemos trazer ao Seu santuário? A Bíblia diz em Salmos 96:8 “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.”

Deus diz que quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando-Lhe. A Bíblia diz em Malaquias 3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.

Como sugere Deus que provemos as bencãos que Ele prometeu? A Bíblia diz em Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”

Dá com alegria como quem quer agradar a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”

Deus diz que o que damos deve reflectir com honestidade o que recebemos. A Bíblia diz em Deuterenômio 16:17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.”

O que a Biblia diz sobre piercing, Brinco

( brinco para homem )

"...purificai-vos e mudai as vossas vestes" (Gn 35:2)


"Body Piercing" literalmente significa "corpo perfurado". É uma referência ao uso do brinco em outras partes do corpo que não seja o lóbulo da orelha. Para alguns, o uso do piercing é uma questão de modismo, cultura e beleza. Para outros, é um sinal de diferenciação, de marginalidade, rebeldia, exibicionismo, fetiche e pode traduzir a identidade com um grupo específico. Mas diante de tantas interpretações, a moda de enfeitar o corpo com anéis pode trazer complicações físicas e sociais, além de gerar muita polêmica, no que tange a vida espiritual.
Embora tenha ganho muitos adeptos entre os jovens, o "Body Piercing" não é nenhuma novidade. Ele vem sendo praticado por mais de 5.000 anos em rituais de passagens e com significados diversos, geralmente vinculado a questões espirituais.A Bíblia não fala especificamente sobre o uso do piercing, por isso muitos acreditam que não há nada demais em enfeitar o corpo com eles. Alguns até incentivam tal prática como estratégia de evangelismo, argumentando que Deus não olha a aparência e sim o coração, e se defendem dizendo que a Bíblia cita mulheres que usavam argola no nariz e nem por isso foram condenadas.
Vamos por partes:
Deus não julga o homem pela sua aparência, no entanto, isso não significa que não se importe com ela. Se assim fosse, não haveria tantas orientações e exortações na Palavra de Deus sobre o assunto. Vejamos alguns exemplos:
"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." (I Co 10:32)
"O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo." (Pv 11:17)
"Fugi da aparência do mal." (I Ts 5:22)
"...que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso (I Tm 2:9-10)

Veja também:
Ezequiel 16:8-14; Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha....Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo.....Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda...Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço... E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça....Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza....Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus.
Isaías 3:16-24; Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião são altivas, e andam de pescoço emproado, lançando olhares impudentes; e, ao andarem, vão de passos curtos, fazendo tinir os ornamentos dos seus pés;.. o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e o Senhor porá a descoberto a sua nudez.,,, Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia lua,... os pendentes, e os braceletes, e os véus;... os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos;...os anéis, e as jóias pendentes do nariz;,..os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e os bolsos; os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus... E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura.
I Corintios 6:19-...Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?... Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. e 11:6; .. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.
Deuteronômio 22:5; Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus.
Mateus 23:26; Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.

. A Bíblia ensina claramente que nossa aparência exterior deve refletir o interior. Cristo espera ser glorificado não apenas através do nosso espírito, mas também do nosso corpo (Rm 6:13-... nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça....Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.... Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum..... Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?... Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;... e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.... Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação )

. Pessoalmente, não vejo como um piercing no umbigo possa trazer glória para o nosso Criador...
. Outros desavisados, defendem que o uso do piercing é bíblico, baseando-se nos textos de Gênesis 24: 47..Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos; e Ezequiel 16:12.. E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.,) onde algumas traduções mais antigas trazem a expressão "argolas no nariz". Entretanto, um estudo mais cuidadoso do termo no seu original hebraico, demonstra que estas argolas não podem ser interpretadas como "brincos", ou "piercings", pois referem-se a um tipo muito comum de colar que saía detrás da cabeça, cobrindo o nariz.
. A idéia hinduísta do piercing é de este objeto representa um contato, uma abertura para a atuação de divindades nas mais variadas áreas da vida humana, cada área representada por uma parte do organismo. É interessante observar que o uso do piercing está tão ligado a estas crenças hinduístas que os locais de colocação dos piercings (lábios, umbigo, nariz, sobrancelhas, entre outros) correspondem, exatamente, aos pontos correspondentes, os chamados "chakras" (rodas, em sânscrito), que são os centros de energia onde se daria a interação entre o corpo e a mente, de onde se poderia estabelecer o controle sobre a mente e o corpo de alguém.
. Como bem se observa, portanto, o uso de piercings está totalmente vinculado à colocação do nosso corpo à disposição destas forças espirituais, destes "deuses" que, como servos de Deus, sabemos que se tratam de hostes espirituais da maldade, que combatem incessantemente contra o povo de Deus (Ef 6:12,,,pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.).
. Como não há comunhão entre a luz e as trevas (II Co 6:14... Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?)e como o corpo do cristão é templo do Espírito Santo ( I Co 6:19..Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?), naturalmente que, se alguém está em Cristo, anda na luz (I Jo 1:7 ...mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.) e pratica a verdade, de forma que alguém que seja, efetivamente, um servo do Senhor não estará colocando seu corpo à disposição de quem quer que seja a não o Espírito Santo de Deus.

. Sabemos que a Igreja vive dentro de um contexto social dinâmico e sofre contextualização nos seus costumes, conforme a cultura onde ela está plantada. Mas a doutrina em que está fundamentada foi construída por princípios bíblicos imutáveis: qualquer moda ou costume não pode ferir os seus fundamentos. Leis espirituais são eternas. Nas Escrituras, a prática de perfurar a orelha era símbolo de escravidão e subserviência (Ex 21:1-6... Estes são os estatutos que lhes proporás:...Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.... Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher.....Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho.... Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro;.... então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre). Todas as pessoas que vissem um homem com orelha furada, saberia que ele escolheu, de livre e espontânea vontade, ser escravo de alguém. Entendemos que o princípio espiritual da escravidão permanece até os dias atuais, sendo que, aquele que submete seu corpo ao uso de piercings está, conscientemente ou não, dando legalidade para que "alguém" o domine.

. Furar a orelha significa que você abriu mão de sua vontade espontaneamente. Biblicamente, não há nenhum problema em que as mulheres usem brinco no lóbulo da orelha (; Ez 16:8-12 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.. Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo....Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda... Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço.... E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.). Espiritualmente, este costume simboliza a submissão da vontade da mulher ao seu esposo .
. Nariz e queixo: representam ser dominado, ser controlado, sem condições de oferecer resistência (II Re 19:28, Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu aos meus ouvidos, porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste Jó 41:2 Poderás meter-lhe uma corda de junco no nariz, ou com um gancho furar a sua queixada? ).
. Mamilos e genitais: representa a consagração de sua sexualidade a satanás.
. Umbigo: representa o elo de sobrevivência, a ligação que transmite a vida. A colocação de piercing neste local consagra a hereditariedade de quem os coloca à submissão de espíritos malignos.
. Língua: é o principal órgão de comunicação (Tg 3:6,,,A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.). Representa a consagração da fala aos demônios.
. Olhos e sobrancelhas: a Bíblia diz que os olhos são as janelas do corpo (Mt 6:22-23.. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;.. se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! ). Colocar piercing nos olhos é dar permissão para entrar em seu corpo tudo o que o seu "senhor" (o diabo) quiser.Além disso, o uso do "piercing" também está relacionado com o exibicionismo corporal, ou seja, tem como objetivo fazer uma exaltação do corpo, favorecer a sua exibição, inclusive com finalidades de atração física, freqüentemente relacionadas ao erotismo. Tanto assim é que alguns dos locais de maior utilização de piercing tem sido o umbigo, as genitálias e a gengiva, locais que levam a uma exibição corporal e a uma conotação erótica evidente. Ora, toda e qualquer atitude que tenha por objeto fazer com que o corpo seja um instrumento de lascívia, de sensualismo, é totalmente contrário ao propósito bíblico do corpo como instrumento de santificação (I Ts 5:23....E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.).
. O uso do piercing, segundo especialistas, também está relacionado com uma atitude de agressividade e de revolta. O objeto tem tido uma conotação de independência frente ao núcleo familiar e aos pais, uma identificação com a "turma", uma demonstração de rebeldia e de auto-suficiência. Devemos ser mansos e humildes de coração, como foi nosso Senhor (Mt 11:29...Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.), procurando, sempre, ser dependentes de Deus, pedindo a Ele que sempre a Sua vontade seja realizada em nossas vidas (Mt 6:10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; ), conscientes de que, sem Ele, nada poderemos fazer (Jo 15:5 ...Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ). Mais ainda! Usar piercing é símbolo de insubmissão a pais e mães. Ora, como bem lembrou o apóstolo Paulo, o único mandamento com promessa é, exatamente, o que determina a obediência aos pais (Ef 6:2...Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),). Assim, tem-se uma atitude de explícito desafio a um princípio ético elementar estabelecido por Deus.

. Por fim, alguns vêem no piercing uma tentativa de realce da marginalidade, ou seja, uma demonstração de desejo de uma vida alternativa, marginal, contrária à ordem estabelecida, que nada mais é do que um sentimento de revolta, é querer dizer que "está contra tudo que está aí", pensamento que perpetua os movimentos de cultura alternativa ou de contra-cultura, surgidos a partir da década de 1950 no Ocidente. Sabemos que não há quem não esteja, de alguma maneira, descontente com as injustiças sociais deste mundo, no entanto, tais movimentos, na verdade, mantém-se distantes e marginais de Deus, a quem, loucamente, atribuem as mazelas que resultam do pecado, que por eles não é deixado, mas adotado e praticado em meio a seu "discurso revolucionário". São pessoas que estão cegas pelo deus deste século e que se mantém afastados de Deus (Ef 2:2-3; nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,... entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
II Co 4:4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. ).

O uso de piercings têm levado muitos à escravidão espiritual. Por amor a Jesus, se você usa tire-os. Faça uma renúncia por ter entregue áreas da sua vida para que satanás comandasse. É preciso que haja arrependimento e pedido de perdão, por ter cometido pecado ao descumprir a ordem divina de manter o corpo irrepreensível. Fique livre dessas alianças. Deus quer você por inteiro e não pela metade.
"e todo o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Ts 5:23)

domingo, 11 de outubro de 2009

Sobre os Anjos (pesquisa feita no Site Caminho Cristão )

Ao nosso redor há um mundo espiritual poderoso, populoso e de recursos superiores ao nosso mundo visível. Bons e Maus espíritos passam em nosso meio, de um lugar para o outro, com grande rapidez e movimentos imperceptíveis. Alguns desses espíritos se interessam pelo nosso bem estar, outros porém, estão empenhados em fazer-nos o mal. Muitas pessoas questionam se existem realmente tais espíritos ou seres, quem são?, onde se encontram? e o que fazem?. A palavra de Deus é a única fonte de informação que merece confiança e que possui respostas para estas perguntas. Ela deixa claro que há outra classe de seres superiores ao homem. Esses seres habitam nos céus e formam os exércitos celestiais, a inumerável companhia dos servos invisíveis de Deus.
Esses são os anjos de Deus, os quais estão sujeitos ao governo divino, e o importante papel que têm desempenhado na história da humanidade torna-os merecedores de referência especial.
Existem também aqueles, pertencentes a mesma classe de seres, que anteriormente foram servos de Deus mas que agora se encontram em atitude de rebelião contra seu governo.
A doutrina dos anjos segue logicamente a doutrina de Deus, pois os anjos são fundamentalmente os ministros da providência de Deus. Essa doutrina permite-nos conhecer a origem, existência, natureza, queda, classificação, obra e destino dos anjos.

A origem dos anjos

A época de sua criação não é indicada com precisão em parte alguma, mas é provável que tenha se dado juntamente com a criação dos céus (No princípio criou Deus os céus e a terra) (Gn 1:1 ). Pode ser que tenham sido criados por Deus imediatamente após a criação dos céus e antes da criação da terra, pois de acordo com Jó. (... Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento.... Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel?... Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina,.. quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?)(Jó:38:4-7), rejubilavam todos os filhos de Deus quando Ele lançava os fundamentos da terra. Que os anjos não existem desde a eternidade é mostrado pelos versículos que falam de sua criação (..Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles já, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora)( Ne 9:6)
(... Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes!... Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes!... Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus!... Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados.)( Sl 148:2,5)
(.... porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.)(Cl 1:16 ).
Embora não seja citado número definido na Bíblia, acredita-se que a quantidade de anjos é muito grande
(...Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos.)( Dn 7:10)
(Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos)( Hb 12:22 ).
.
A natureza dos anjos

São seres espirituais e incorpóreos. Os anjos são descritos espíritos, porque diferentes dos homens eles não estão limitados às condições naturais e físicas. Aparecem e desaparecem, e movimenta-se com uma rapidez imperceptível sem usar meios naturais. Apesar de serem espíritos, têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem (À tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra,... e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite... Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram.)(Gn 19:1-3).
Que os anjos são incorpóreos está claro em (...pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.) (Ef 6.12),

São um exército e não uma raça.

As Escrituras ensinam que o casamento não é da ordem ou do plano de Deus para os anjos
(...pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.)(Mt 22:30)
(Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento;... mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento;... porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição)( Lc 20:34 -36 ),
portanto não se caracteriza uma raça. No Velho Testamento por cinco vezes os anjos são chamados de “filhos de Deus”
(viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.... Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos... Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.) ( Gn 6:2,4)
(Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles)( Jó 1:6;)
Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor)( Jó2:1)
(quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?)(Jó 38:7 )
Mas nunca lemos a respeito dos “filhos dos anjos”. Os anjos sempre são descritos como varões, porém na realidade não tem sexo, não propagam sua espécie
(Respondeu-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casaram-se e dão-se em casamento;.. mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento;)( Lc 20:34-35) .
Várias passagens das Escrituras indicam que há um número muito grande de anjos e são repetidamente mencionados como exércitos do céus ou de Deus. No Getsêmani, Jesus disse a um discípulo que queria defendê-los dos que vieram prendê-lo: “Acaso pensas que não posso rogar ao meu pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos”? ( Mt 26:53 ). Portanto, seu criador e mestre é descrito como “Senhor dos Exércitos”.
É evidente que eles são criaturas e portanto limitados e finitos. Apesar de terem mais livre relação com o espaço e o tempo do que o homem, não podem estar em dois ou mais lugares simultaneamente.
.
São seres racionais morais e imortais.

Aos anjos são atribuídas características pessoais; são inteligentes dotados de vontade e atividade. O fato de que são seres inteligentes parece inferir-se imediatamente do fato de que são espíritos
(para mudar a feição do negócio é que Joabe, teu servo, fez isso. Sábio, porém, é meu senhor, conforme a sabedoria do anjo de Deus, para entender tudo o que há na terra.) (2 Samuel 14:20;)
( Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.)( Mateus 24:36)
(Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.) (1 Pe 1:12)
(enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor) (2 Pe 2:11).
Embora não sejam oniscientes, são superiores ao homens em conhecimento e por ter natureza moral estão sob obrigação moral; são recompensados pela obediência e punidos pela desobediência.
A Bíblia fala dos anjos que permanecerem leais como “santos anjos”
(Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória)( Mateus 25:31)
(Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.) (Marcos 8:38)
(Eles responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras.)(Atos 10:22)
(Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro) (Ap 14:10)
e retrata os que caíram como mentirosos e pecadores

(Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira) (João 8:44)
(...quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo...Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus... Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão) (1Jo3:8-10)
A imortalidade dos anjos está ligada ao sentido de que os anjos bons não estão sujeitos a morte
(...mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento... porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição) (Lc 20:35-36),
além de serem dotados de poder formando o exército de Deus, uma hoste de heróis poderosos, sempre prontos para fazer o que o Senhor mandar.
(Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!)
( Salmos 103:20)
(porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.)(Colossense 1:16)
(Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?)( Hebreus 1:14) enquanto que os anjos maus formam o exército de Satanás empenhados em destruir a obra do Senhor
(a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira)(2 Tessalonisensse 2:9)
(Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar) (1 Pe 5:8 ).

Ilustrações do poder de um anjo são encontradas na libertação dos apóstolos da prisão (Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, tirando-os para fora, disse:............ E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.) ( Atos 5:19; 12:7) e no rolar da pedra de mais de 4 toneladas que fechou o túmulo de Cristo ( ..E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.) (Mateus 28:2 )

A classificação dos anjos

Anjos bons e anjos maus.
Há pouca informação sobre o estado original dos anjos. Porém no dia de sua obra criadora Deus viu tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Pressupõe-se que todos os anjos tiveram um boa condição original. Os anjos bons são chamados “anjos eleitos”
(Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade.) (1 Tm 5:21) e evidentemente receberam graça suficiente para habilitá-los a manter sua posição de perseverança, pela qual foram confirmados em sua condição e agora são incapazes de pecar . São chamados também de “santos anjos ou anjos de luz” (E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.) (2Co 11:14) Sempre contemplam a face (Deus Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos) (Lucas 9:26), e tem vida imortal (porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição) ( Lc 20:36 ). Sua atividade mais elevada é a adoração a Deus (Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;.. para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,... e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.( Felipense 2:9-11)
(Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava... E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória) (Isaias 6:2;3);

Quatro tipos de anjos bons: São exércitos como seres alados para nos favorecer. Desde a entrada do pecado no mundo, eles são enviados para dar assistência aos herdeiros da salvação . Eles se regozijam com a conversão de um pecador (Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende)(Lc 15:10), exercem vigilância protetora sobre os crentes
(O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.) (Salmo 34:7)
(Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.) (Salmo 91:11),
protegem os pequeninos (Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus.) (Mateus 18:10), estão presentes na igreja (Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade.) (1 Tm 5:21)

Querubins: São responsáveis pela guarda da entrada do paraíso (E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.) (Geneses 3:24)
e constituem a carruagem de que Deus se serve para descer à terra (Montou num querubim, e voou; apareceu sobre as asas do vento) (2 Sm 22:11) (Montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. (Sl 18:10)
Como demonstração do seu poder de majestade, em Ez 1º e Ap 4º são representados simbolicamente como seres vivos em várias formas. Mais do que outras criaturas, eles foram destinados a revelar o poder, a majestade e a glória de Deus, e a defender a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo, no templo e na descida de Deus à terra.
Serafins: Mencionados somente em (.. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.... E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.... E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça....Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!....Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz)(Is 6:2,6) constituem uma classe de anjos muito próxima dos querubins. São representados simbolicamente em forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens do Senhor. Permanecem servidores em torno do trono do Deus poderoso, cantam louvores a Ele e são considerados os nobres entre os anjos.
Arcanjos: O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras (1 Ts 4:16; ...Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro) Judas 9,... Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda. mas há outras referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap 12.7...Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,) e como príncipe do povo de Israel (Dn 10:13,21;.. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.... Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes.... Ao falar ele comigo estas palavras, abaixei o rosto para a terra e emudeci.... E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma... Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim... Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou... E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste... Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.... Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Dn 12.1...Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro .
A maneira pela qual Gabriel é mencionado também indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc 1:19 Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas;) e a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância com relações ao reino de Deus (Dn 8:16;... E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, faze que este homem entenda a visão Dn 9:21...sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.) .
Obs.: Principados, potestades, tronos e domínios:
A Bíblia menciona certas classes de anjos que ocupam lugares de autoridades no mundo angélico, como principados e potestades (Ef 3:10;... para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes Cl 2:10.... e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade ),

tronos (Cl 1:16... porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.),

domínios (Ef 1:21; muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Cl 1:16 )

e poderes (Ef 1:21 , 1 Pe 3:22.. que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades..).

Estes nomes não indicam espécies de anjos, mas diferenças de classe ou de dignidade entre eles. Embora em Ef 1:21 a referencia parece incluir tanto anjos bons quanto os maus, nas outras passagens essa terminologia se refere definitivamente apenas aos anjos maus (Rm 8:38;39... Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,... nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Ef 6:12;... pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Cl 2:15...e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz).

Anjos Maus

Os anjos foram criados perfeitos e sem pecado, e como o homem dotado de livre escolha. Sob a direção de Satanás, muitos pecaram e foram lançados fora do céu (2 Pe 2:4 ... Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; Jd 6 ... aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia).
O pecado, no qual eles e seu chefe caíram foi o orgulho. Alguns tem pensado que a ocasião de rebelião dos anjos foi a revelação da futura encarnação do Filho de Deus e a obrigação deles o adorarem. Segundo as Escrituras, os anjos maus passam o tempo no inferno (2 Pe 2:4) e no mundo, especialmente nos ares que nos rodeiam. (Jo 12:31...Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. 14:30... Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim; 2 Co 4:4; ..nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Ap 12:4,7-9 ... a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho.......... Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,... mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.... E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.).
Enganando os homens por meio do pecado, exercem grande poder sobre eles (2 Co 4:3,4;... Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto,... nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Ef 2:2; ...nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 6:11,12 ... Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;... pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.); este poder está aniquilado para aqueles que são fieis a Cristo, pela redenção que ele consumou (Ap 5:9;.. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;7:13,14...E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?... Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.)
Os anjos não são contemplados no plano da redenção (1 Pe 1:12....Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.), mas no inferno foi preparado o eterno castigo dos anjos maus (Mt 25:41..;Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;)
Os anjos maus são empregados na execução dos propósitos de Satanás, que são opostos aos propósitos de Deus, e estão envolvidos nos obstáculos e danos contra a vida espiritual e o bem estar do povo de Deus.



A queda dos anjos

O fato da sua queda Tudo nos leva a crer que os anjos foram criados em estado de perfeição. No capitulo 1º de Gênesis, lemos sete vezes que o que Deus havia feito era bom. No ultimo versículo deste capitulo lemos “Viu Deus tudo o quanto fizera, e eis que era muito bom”. Isso certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade quando originalmente criados. Algumas pessoas acham que Ez 28:15 ( Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade). se refere a Satanás. Se for assim, ele é definitivamente mostrado como tendo sido criado perfeito. Mas diversas passagens mostram alguns dos anjos como maus
(Sl 78:49; E atirou sobre eles o ardor da sua ira, o furor, a indignação, e a angústia, qual companhia de anjos destruidores. Mt 25:41; Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Ap 9:11; Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom. Ap 12:7-9...Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,...mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.... E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.).
Isto se deve ao fato de terem deixado seu próprio principado e habitação apropriada (Jd 6...aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,) e pecado (2 Pe 2:4 ... Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;).

Não há duvida que Satanás tenha sido o chefe da apostasia.
Is 14:12( Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações ) e Ez 28:15-17...( Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.... Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem ).parece lamentar a sua queda.

A época de sua queda Nas Escrituras não há referência de quando ocorreu a queda dos anjos, mas deixa claro que se deu antes da queda do homem, já que Satanás entrou no jardim na forma de serpente e induziu Eva a pecar (Gn3). A causa de sua queda. De acordo com as Escrituras o universo e a criatura eram originalmente perfeitos. A criatura tinha originalmente a capacidade de pecar ou não. Ela foi colocada na posição de poder fazer qualquer uma das duas coisas sem ser obrigada a optar por uma delas. Em outras palavras, sua vontade era autônoma. Portanto, conclui-se que a queda dos anjos se deu devido a sua revolta deliberada e autodeterminada contra Deus.
Grande prosperidade e beleza parecem ser apontadas como possíveis causas. Em Ez 28:11-19, o rei de Tiro parece simbolizar Satanás e diz-se que ele caiu devido a essas coisas. Ambição desmedida e o desejo de ser mais que Deus parecem ser outra causa. O rei da Babilônia é acusado de ter essa ambição, ele também parece simbolizar Satanás(Is 14.13-14...E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;...subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.)
.
Em qualquer um dos casos o egoísmo, descontentamento com aquilo que tinha e o desejo de ter tudo o que os outros tinham, foi a causa da queda de Satanás e de outros anjos que o seguiram.

resultado de sua queda

1. Todos eles perderam a sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta
(Mt 10:1; E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.
Ef 6:11-12; Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;... pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Ap 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.)

2. Alguns deles foram lançados no inferno e estão acorrentados até o dia do julgamento
(2 Pe 2:4,,,Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;)

3. Alguns deles permanecem em liberdade e trabalham em definida oposição à obra dos anjos bons
(Ap 12:7-9; Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam,... mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.... E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
Dn 10:12,13,20,21; Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim... Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.............. Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia... Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.
Jd 9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda
);

4. Pode também ter havido um efeito sobre a criação original. A terra foi amaldiçoada ao pecado de Adão (Gn 3:17-19..E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida... Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo... Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.) e a criação está gemendo por causa da queda (Rm 8:19-22...Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus... Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,...na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.... Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;).
Não é improvável, portanto, que o pecado dos anjos tenha tido algo a ver com a ruína da criação original no capítulo 1º de Gênesis;
Eles serão, no futuro, atirados para a terra (Ap 12:8-9...mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu... E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele), e após seu julgamento (1 Co 6:3...Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?), no lago de fogo e enxofre (Mt 25:41; Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
2 Pe 2:4;... Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;
Jd 6 ...aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,).

O que a Biblia diz sobre a morte

Como podemos enfrentar a morte? Não devemos ter medo se Deus está conosco. A Bíblia diz em Salmos 23:4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Como é a morte? É como um sono. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..” E a Bíblia diz em João 11:11-14 “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.”
Onde dormem os mortos? A Bíblia diz em Daniel 12:2 “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”
Sabem os mortos algo? A Bíblia diz em Eclesiastes 9:5-6, 10 “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol...... Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
Mas a morte não é o fim. A Bíblia diz em Isaías 26:19 “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.
Que promete Jesus aos que morrem ? A Bíblia diz em Oséias 13:14 “Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.”
O poder da ressurreicção vem de Cristo. A Bíblia diz em 1 Coríntios 15:21-22 “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.”
Por que Deus deu o Seu Filho ao mundo? A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ambos os justos e os impios serão ressuscitados ?. A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Os justos serão ressuscitados na Segunda Vinda de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
Que acontecerá depois da ressurreição? A Bíblia diz em Filipenses 3:20-21 “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”
Por quanto tempo viveram os justos ressuscitados? A Bíblia diz em Lucas 20:36 “Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”
Quanto tempo têm que esperar os impíos depois da primeira ressurreicção para que eles mesmos sejam ressuscitados? A Bíblia diz em Apocalipse 20:4-5 “E eles [os justos] reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. (Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem.).”
Qual é o destino dos impíos? A Bíblia diz em Apocalipse 20:9 “Mas desceu fogo do céu, e os devorou.”
Quem são os impíos? A Bíblia diz em Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.”

O que a Biblia diz sobre pornografia

Pergunta é : "O que diz a Bíblia sobre a pornografia?
Olhar pornografia é pecado?"


A maioria das buscas na internet são relacionadas à pornografia. A pornografia é desenfreada no mundo de hoje. Talvez mais do que qualquer outra coisa, Satanás tem obtido sucesso em torcer e perverter o sexo. Ele tomou o que é bom e justo (sexo com amor entre esposo e esposa) e o substituiu com prazer desenfreado, pornografia, adultério, estupro e homossexualidade. A pornografia é simplesmente o primeiro passo em uma escorregadia ladeira de iniqüidade e imoralidade (Romanos 6:19) Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação.. Assim como um usuário de drogas é levado a consumir quantidades maiores e mais poderosas de drogas, a pornografia arrasta o ser humano, levando-o a pesados vícios sexuais e desejos ímpios.
As três categorias principais de pecado são:
A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. (I João 2:16) Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
. A pornografia definitivamente nos causa a luxúria (iniqüidade) da carne, e isto inegavelmente é a luxúria (iniqüidade) dos olhos. A pornografia, definitivamente, não se qualifica como uma das coisas nas quais devamos pensar: (Filipenses 4:8) “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
A pornografia é viciante (I Coríntios 6:12; Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. II Pedro 2:19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.),
A pornografia destrutiva (Provérbios 6:25-29: Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente quem a tocar.; Ezequiel 20:30; Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Acaso vós vos contaminais a vós mesmos, à maneira de vossos pais? e vos prostituís com as suas abominações? Efésios 4:19. os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza., ......
Desejar outras pessoas em nossa mente
(a essência da pornografia) é ofensivo a Deus (Mateus 5:28: Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.).
Quando a habitual devoção à pornografia caracteriza a existência, isto demonstra que esta pessoa não é salva (ICoríntios 6:9: Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas....nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus).

Atitudes a tomar em relação a pornografia, para que tenha vitoria , siga este passos
(1) Confesse seu pecado a Deus (I João 1:9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça).
(2) Ore para que Deus limpe, renove e transforme sua mente (Romanos 12:2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.).
(3) Peça a Deus que encha sua mente com....... (Filipenses 4:8.) Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
(4) Aprenda a possuir seu corpo em santidade (I Tessalonicenses 4:3-4. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,... que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, ).
(5) Compreenda o real significado do sexo e dependa apenas de seu cônjuge para satisfazer suas necessidades (I Coríntios 7:1-5. Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;... mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido.,,, O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.... A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.).
(6) Compreenda que, se você andar em Espírito, você não satisfará os desejos da carne (Gálatas 5:16. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne).
(7) Dê passos práticos para reduzir sua exposição a imagens gráficas (por exemplo, instale em seu computador bloqueadores de pornografia, limite o tempo para televisão e vídeos, encontre um outro cristão que possa orar e ajudar você, e a quem possa “prestar contas”: sua esposa ou esposo, se você for casado ou casada).

Testemunho ( Vida Vazia )

Assim que aceitei Jesus como meu salvador eu achava que tudo iria ser diferente em relação as lutas, imaginava que seria só flores em meu caminho porque agora eu estava com Deus, assim parece ser o pensamento de todo novo convertido, acho até que é por causa desses pensamentos que muitos desistem de seguir o caminho que Leva a Jesus Cristo, Na mesma semana em que tive o encontro com Deus enfrentei varias batalhas de ordem espiritual, muitos irmãos me avisaram que satanás ficaria furioso por ter me perdido e ele faria de tudo para me desviar do caminho que sigo, entre algumas situação que o inimigo tentou me tragar (1Pe 5.8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;) uma me chamou a atenção pela a sua ousadia, denominei aquele momento como a primeira batalha e tudo começou quando eu estava no centro comercial da cidade onde moro, ainda cheio da presença do Espirito Santos de Deus, eu andava pelas ruas em total comunhão com o Senhor, sentia amor por todos que me olhavam, que me cumprimentavam, simplesmente eu obedecia o meu coração, mais de repente senti uma mão tocar em meu ombro e imediatamente me virei e me surpreendi com quem vi, quem me tocava de uma forma delicada naquele momento era uma mulher que eu tinha conhecido num desses bares na qual durante boa parte da minha vida freqüentei, por diversas vezes marcamos de sairmos para ficarmos juntos como amantes, mas o que felizmente não aconteceu, Deus já tinha um propósito na minha vida e por varias as vezes impediu o nosso encontro, o mais longe que chegamos foi ficarmos em longos papos por telefones, todas as vezes que marcamos o encontro algo acontecia comigo ou com ela, era nossos filhos que passavam mal, hora extra em nossos trabalhos, etc. hoje tenho certeza que Deus não queria que algo acontecesse entre nos.
Ela era uma mulher bonita e cativante, já tinha sido casada onde desse relacionamento teve uma filha e logo depois amasiou-se com outro homem e teve mais dois filhos, nas vezes que conversamos senti que ela trazia uma tristeza muito grande em seu coração e consegui perceber isso mesmo á vendo sempre sorridente e percebi também que ela realmente queria ser feliz mais a vida que ela se dispunha a levar não á levaria a conhecer a felicidade verdadeira, apenas conseguiria uma felicidade momentânea e por isso ela não se importava em correr riscos, não se importava com as conseqüências, ela sabia que eu era um homem casado, que tinha uma família e nem por isso se importou em me ter como amante, para ser sincero quando nós nos conhecemos o que menos nos importava era o nosso estado civil, era a nossa situação, era a nossa família, nós éramos usado a buscar o prazer da carne e quando não se tem conhecimento da palavra de Deus tudo é permitido. O diabo sabia que o sexo era uma área frágil da minha vida, sabia que o meu relacionamento com minha esposa estava sendo reconstruído mais que ainda não éramos um muralha, e naquele dia me sobreveio uma tentação humana e eu tinha que decidir, em satisfazer a carne ou agradar Jesus Cristo.
( corintio 10:13) ( Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar)
A palavra de Deus me garantia que junto com a tentação viria a saída, conseguir conversar com aquela mulher era uma batalha que eu tinha que enfrentar, ela estava diante de mim segurando o meu braço e sorrindo, seria tão fácil fazer o que carne pedia, mais Deus naquele dia queria me mostrar algo mais forte do que o prazer da carne, Ele queria me mostrar que resistir a carne, resistir ao pecado é um dos principios para a salvação, por isso devemos andar sempre em oração para que as armadilhas do maligno não produza efeitos sobre nós, por que quando entregamos a nossa vida a Jesus nós somos nova criatura não vivemos mais para o pecado.
(Romanos 6:1;21) (Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?.... De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?..... Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?..... Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida....... Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;...... sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado...... Pois quem está morto está justificado do pecado....... Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,........ sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele..... Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus...... Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus...... Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscência;..... nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça..... Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça..... Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum........ Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?....... Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;...... e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça....... Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação....... Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça..... E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? pois o fim delas é a morte....... Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna... Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.)
Muitas vezes o diabo usa pessoas, usa os teus desejo usa os teus defeitos para lhe atacar, ele sabe o momento certo para dar o bote e somente estando cheio do Espirito Santo para resistir as suas investidura, satanás conhecia as minhas fraquezas, sabia em quê poderia me atacar, pois estava irado pela sua perda e o encontro com aquela mulher não teria sido acidental, não que ela tivesse culpa mas ela era dominada pelo pecado, não tinha entregue sua vida a Jesus por isso estava sendo usado pelo diabo, ele esperava que seu plano de destruição desse certo mais Jesus mudou aquela historia, o Espírito Santo de Deus me deu sabedoria para virar a situação, quando se anda na presença de Deus Ele te fortalece e aquele que queria ouvir o céu chorando que, queria sentir o prazer de ver um servo de Deus se desviando, enfrentou mais uma derrota.(felipense 4:13 (Posso todas as coisas naquele que me fortalece.)
Me tornei forte diante daquela situação, a carne estava vencida já não era eu quem iria lhe dirigir a palavra, mais sim o Espirito da Verdade e Depois de um tempo lhe ouvindo, ciente das frases de sedução falei com a voz firme que aquele homem que ela conheceu tinha morrido e se não aconteceu nada antes entre nós agora seria impossível de acontecer, ela olhou-me assustada sem entender direto mais continuei falando da minha transformação, falei das minhas vitorias e falei também das minhas lutas e depois comecei a falar da vida com Cristo e Deus me usou naquele dia de forma magnífica, cada palavra que saia da minha boca tocava em seu coração, seus olhos não agüentaram por muito tempo em conter as lagrimas, era como se sua vida passasse diante dos seus olhos, não havia um começar de palavras da sua boca mesmo quando eu pausava por um longo tempo ela apenas me olhava em silencio e quando menos esperava ela me abraçou e começou a chorar no meu ombro, imaginem a cena, nos em pleno centro comercial com pessoas indo e voltando ela chorando e eu a consolando, hoje eu digo que é coisas de Deus, assim que ela se recompôs despediu de mim e falou que não iria me procurar mais.
Talvez você deve estar pensando que essa mulher ao sair de perto de mim ficou tão comovida, ficou tão tocada pelas palavras que lhe foram ditas que entrou na primeira igreja evangélica que encontrou e aceitou Jesus Cristo como seu salvador, mais eu lhe digo que até no ultimo dia em que eu á vi ela continuava a viver do mesmo jeito, procurando a felicidade no prazer da carne, continuava sendo usada pelo diabo, ai então você pode estar se perguntando, qual é a moral dessa historia?
Querido, irmão devemos semear a semente, devemos falar da palavra de Deus que é a arma que Ele nos deu, em Mateus 10:34 Jesus diz claramente que Ele não veio trazer a paz na terra, ele veio trazer a espada que é a sua palavra e não fiques triste se assim como eu usar essa espada e não convencer a quem a ouve, pois quem convence é o Espirito Santo .
(João 14:26) ( Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.)

sábado, 10 de outubro de 2009

O que a biblia diz sobre SEXO


O sexo é um dom que Deus dá às pessoas casadas para o prazer de ambos. A Bíblia diz em Provérbios 5:18-19 “Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.” A Bíblia recomenda que o romance e o dom de sexualidade sejam usados no contexto do casamento. A Bíblia diz em Hebreus 13:4 “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará. ” A Bíblia diz em 1 Coríntios 7:3-4 “O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.” . Deus criou o sexo como parte do casamento. A Bíblia diz em 1 Coríntios 7:5 “Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos juntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” Para que não causemos danos a nós mesmos, os desejos e as atividades sexuais devem ser mantidas sob o controle de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus.” O sétimo mandamento proíbe o adultério. A Bíblia diz em Êxodo 20:14 “Não adulterarás.”
O pecado sexual é destrutivo mesmo que não se vejam as consequências imediatamente. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:18 “Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.”

Como começa o pecado sexual?

A Bíblia diz em Mateus 5:28 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
A Bíblia condena o comportamento homossexual. A Bíblia diz em Romanos 1:26-27 “Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.”
A Bíblia proíbe o incesto. A Bíblia diz em Levítico 18:6 “Nenhum de vós se chegará àquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.”
A Bíblia proíbe a bestialidade. A Bíblia diz em Levítico 18:23 “Nem te deitarás com animal algum, contaminando-te com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.”
A Bíblia proíbe relações sexuais com uma prostituta. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:15-17 “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele."




O modo natural da pratica do sexo


Sexo vaginal. A vagina tem forma, dimensões e elasticidade próprias para o coito; tem inervação capaz de despertar na mulher, o desejo e o prazer sexuais. No casamento monogâmico, a vagina não oferece risco de contágio infeccioso; é a via natural para o início de uma gravidez.
A boca e o ânus/reto. não apresentam inervação erótica; são fontes certas de infecção e não levam à gravidez. O sexo oral ou anal é egoísta porque, geralmente, só dá prazer ao homem. A Bíblia diz que é contra a natureza, contra a vontade de Deus. Não deve ser praticado, portanto. Estamos vivendo dias semelhantes aos de Sodoma e Gomorra. As fantasias e aberrações sexuais atingiram o seu apogeu.. Essas alternativas sexuais são fruto do hedonismo, esta corrida louca em busca do prazer, tão características desta geração . Sexo oral, embora tenha seus defensores ou aqueles que são tolerantes, não é recomendável do ponto de vista da saúde. Os tecidos da cavidade bucal não têm condições de resistir à ação de microorganismos que tem o seu habitat no canal vaginal ou na uretra masculina. Este comportamento sexual tem facilitado a transmissão de enfermidades venéreas transportadas agora para a boca, laringe ou faringe. Dentistas têm encontrado abcessos nas gengivas provenientes de bactérias próprias do aparelho geniturinário. A boca não foi planejada por Deus senão para as finalidades que já conhecemos. A psicologia e a psicanálise explicam tais fenômenos com base nos estágios do desenvolvimento psicossexual, confirmando o princípio bíblico na dimensão emocional e espiritual do ser humano. Muito mais repugnante e abominável é o sexo anal. Ao criar o homem e a mulher, conforme lemos em Gênesis 1:27, o Criador fê-los cada um com sua anatomia e fisiologia próprias . Assim ,o ânus não foi feito para a finalidade sexual. A medicina condena tal prática. É fácil de entender. A mucosa anal favorece a proliferação de germes patogênicos, responsáveis pelas doenças sexualmente transmissíveis. As esposas infelizes, abusadas e desrespeitadas por seus maridos com estes aberrativos e bestializados instintos, são vítimas de herpes, além de outras infecções graves. Para aquelas com tendências a hemorróidas, o problema é ainda mais sério, Sangramentos, fissuras, estrangulamentos são comuns. Qualquer médico pode confirmar. Lemos em Romanos 1:24 e 26 : “Pelo que também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram ao uso natural, no contrário à natureza.” Devemos esclarecer que Deus não é contra o sexo normal, dentro das fronteiras sagradas do matrimônio, mas há limites. Aqui está resumidamente a lista do que Deus condena de maneira absoluta e inegociável:

1. Deus é contra a pederastia, o lesbianismo, a pedofilia (sexo com crianças). Lev. 18: 22 . “Com varão não te deitarás, como se fosse mulher. Abominação é.”

2. Deus é contra a prostituição . I Tess. 4:3. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, que vos abstenhais de prostituição.” Não haverá prostitutas dentre as filhas de Israel.” Deut.23:17. Não haverá dentre as filhas de Israel quem se prostitua no serviço do templo, nem dentre os filhos de Israel haverá quem o faça;

3. Deus é contra a bestialidade . “Não te deitarás com um animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele : é confusão.” Lev. 18:23.

4. Deus é contra o incesto, isto é, união sexual com parentes chegados : pai, mãe, madrasta, padrasto, irmão, irmã, tios, noras, genros, sogros, netos, (ler Lev.18, ).

5. Deus é contra o adultério. .(Êxo.20:14 “Não adulterarás” Mat.5:27 e 28. Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

6. Deus é contra o estupro. ( Deut. 22:25-29. Mas se for no campo que o homem achar a moça que é desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, morrerá somente o homem que se deitou com ela;...porém, à moça não farás nada. Não há na moça pecado digno de morte; porque, como no caso de um homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim é este caso;

7. Deus é contra a fornicação. ( Apoc. 21:8. Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.).

8. Deus é contra a lascívia. “Mas, as obras da carne são.... lascívia significa: sensualidade, imoralidade, libidinagem, licenciosidade, impudícia.”

9. E finalmente Deus é contra os abusos e fantasias sexuais anormais, como já foi exposto.